Resenha: Um dia - David Nicholls

16:01

Livro: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrinseca
Páginas: 411
Sinopse: Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.










Quando ouvia falar sobre esse livro, achava que era uma história clichê sobre um romance padrão e bla bla bla. E é um romance, cheio de altos e baixos como tantos outros, mas com uma diferença, é uma vida inteira, e não é sobre paixão, é sobre amor. 

Para começo de conversa  David Nicholls, esse cara é incrível, ele montou uma história tão real, não digo do romance, mas seus personagens passam um sentimento tão verdadeiro que condiz com a realidade, coisas como duvidas, incertezas, com o futuro, a vida, o trabalho, onde sempre pairam com aquela pergunta no ar: "O que eu estou fazendo com a minha vida? O que eu vou fazer agora?"


''E ao mesmo tempo com um arrepio de ansiedade percorrendo seu corpo ao pensar no que estava por vir: uma vida adulta e independente. Mas ela não de sentia adulta. Não estava preparada, de jeito nenhum. Era como se um alarme de incêndio tivesse disparado de madrugada e ela de encontrasse no meio da rua com as roupas emboladas no braços. Se não tinha aprendido nada, o que iria fazer? Como preencheria os próximos dias? Não tinha a menor idéia.''

Um dia, retrata a vida de Emma e Dexter, depois de uma noite juntos tudo indicaria que não iriam se ver nunca mais. A vida tomou rumos diferentes para ambos, mas eles sempre arrumavam um jeito de se encontrarem. 
É a maior e mais linda história de Friendzone haha, Em e Dex se transformam em melhores amigos, Dex contava de suas viagens, namoradas/peguetes e Emma tentava seguir sua vida tentando se tornar de uma grande escritora, mas seus empregos eram o cumulo da vergonha para alguém ja formado.


Enquanto tudo dava certo para Dexter (um grande apresentador famoso e bonito de um programa para jovens) Emma trabalhava em empregos como garçonete, professora e etc. A vida foi difícil para Emma, mas Dexter não saia por cima, ele recebia criticas jornalisticas sendo taxado como o pior apresentador de todos os tempos. Emma era a sua unica amiga para quem lhe contava tudo. 

Eles eram perfeitos juntos, em todos os momentos procuravam se consolar com piadas e tudo acabava bem e isso bastava e por mais que fosse só uma amizade, era a amizade mais verdadeira e invejável de todas. 

“Acho que você tem medo de ser feliz, Emma. Parece que pensa que o caminho natural das coisas na sua vida é ser triste, sombria e macambúzia, e odiar seu emprego, odiar o lugar onde mora e não ter sucesso nem dinheiro, e Deus a livre de um namorado (e uma pequena digressão aqui: esse negócio de não se achar bonita está ficando meio chato). Na verdade vou mais longe: acho que você gosta de se sentir frustrada e ter menos do que queria ter, porque isso é mais fácil, não é? O fracasso e a infelicidade são mais fáceis, porque você pode fazer piada com isso (...)Você é linda sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso, ou uma vela perfumada."


Emma era e sempre foi apaixonada por Dex, teve poucos namorados porque sempre que tentava gostar de alguém Dex não saia da sua cabeça, Enquanto Dexter achava Emma linda, mas ele estava muito ocupado ficando com outras. 
O que eu mais gostei (foi tudo) foram algumas citações no livro de outros autores ou musicas como: Jane Austen, O grande Gatsby, Charles Dickens, O morro dos ventos uivantes e até The Smiths.


A história é dividida por anos então vai de 1988 até 2007, então é muito divertido acompanhar as mudanças ao redor deles como a tecnologia, Emma falando que nunca vai ter um celular e acabar ganhando um de presente e perdendo a aposta com Dexter. 


Eu gosto de dizer que Um dia, tem sim um final feliz (apesar dos apesares) não é um romance nivel Nicholas Sparks é um romance da vida real e a realidade não é sempre boa, (quanto mais o final da vida). Então lhe digo que nesse livro você vai rir (muito, tipo muito mesmo) e também vai ficar triste, bravo, feliz. 
Esse é o livro mais completo que ja li e quero ler novamente e reler e assisti o filme mais umas mil vezes.

O filme foi muito fiel ao livros, ainda que o livro tenha mais detalhes, mas os personagens escolhidos foram os melhores, Anne Hathaway é a Emma perfeita e Jim Sturgess ficou demais em seu papel de Dexter. 



Viver cada dia como se fosse o último” – esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau humor? Simplesmente não era prático. Era bem melhor tentar ser boa, corajosa, audaciosa e se esforçar para fazer a diferença. Não exatamente mudar o mundo, mas um pouquinho ao redor. Seguir em frente, com paixão e uma máquina de escrever elétrica e trabalhar duro em… alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Alegrar os amigos, permanecer fiel aos próprios princípios, viver com paixão, bem e plenamente. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se houver oportunidade.


You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe