Resenha: O Retorno ao Morro dos Ventos Uivantes - Lin Haire-Sargeant

15:39



Para quem ama - como eu - O morro dos Ventos Uivantes, o retorno é um prato cheio. A autora conseguiu trazer toda a magia do antigo romance e em sua versão reveladora, ela nos conta todos os passos de Heathcliff nos três anos em que passou sumido de sua amada Catherine. 

Caso você ainda não conheça a história, recomendo ler O morro dos ventos uivantes primeiro para poder entender melhor, a resenha você encontra clicando aqui.

Nas primeiras páginas do livro sua narradora é nada mais nada menos que Charlotte Brontë, que se encontra com o Sr Lockwood em um trem, ele está a caminho do Morro indo encontrar com Nelly em seu leito de morte e confortar aquela velha senhora, pois ela estava sendo atormentada porque há muito tempo ela havia recebido uma carta de Heathcliff para Catherine cuja mudaria toda a história do casal. Mas, Nelly não entregou e agora ela se pergunta se foi o certo a se fazer. (como se adiantasse alguma coisa nessa altura do campeonato)
Na segunda parte a história é contada por meio de cartas de Heathcliff para Catherine, alem de suas palavras e promessas de amor, ele conta seu dia a dia desde quando fugiu do Morro. 
No início Heathcliff passa por poucas e boas, mas não demora muito para encontrar um lar e se restabelecer. Após um estranho encontro com dois rapazes, um dos senhores se aproxima de Heathcliff e lhe oferece um emprego como criado em sua casa oferecendo uma alta quantia em dinheiro, porém seu unico trabalho naquela casa seria estudar, pois aquele Senhor solitário e incrivelmente rico tem um mistério que o cerca e que o impede de ter uma esposa e um filho que possa herdar sua fortuna e encontrou em Heathcliff a pessoa certa para que possa ensinar seus aprendizados. 

Heathcliff convive com pessoas de alta sociedade em sua nova casa, o livro traz um encontro de grandes personagens como Jane Eyre, os personagens de A moradora de Wildfell Hall e muitos outros. Acredito que a autora buscou muitas referencias nos livros das irmãs Brontë, o que auxiliou na sua escrita, mas devo dizer que o final deixou a desejar, como leitora nata das obras Bronteanas as vezes chegava a me perguntar se aquilo agradaria Emily Bronte ou até mesmo suas irmãs, continuei a leitura ciente do verdadeiro final do Morro, porém no final do livro encontramos com Emily Bronte que deixa a entender que a verdadeira história não foi escrita, e nos faz revelações bombasticas, que eu particularmente não gostei e acredito que nunca que seria intenção da Emily escrever tal coisa. 

A leitura é interessante, adorei o sentimento que o livro nos passa como se Catherine e Heathcliff tivessem realmente existido.
Caso tenha curiosidade de ler, como o livro é bem raro de encontrar nas livrarias, recomendo procurar em sebos, ou sebos online como eu fiz. 

Onde comprar: www.estantevirtual.com.br





You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe