Filme resenha: 50/50

20:55


Dirigido por: Jonathan Levine
Genêro: Comédia dramática
Ano: 2011
EUA

50% ou 50/50 é um filme baseado em fatos reais que se trata de um jovem com câncer, mas calma, não é nada, é só câncer (como o próprio personagem diz) 

É tão natural ver filmes que falam sobre câncer e a primeira coisa que pensamos é: é triste e eu vou acabar chorando!
Mas, o que se destaca em 50% é completamente o contrário. O diretor soube cuidar de um tema tão frágil e triste e transforma-lo em uma comédia, sem insultos, humor negro, ou coisa parecida. 

Adam (Joseph Gordon-levitt) tem apenas 27 anos, é um jovem que tem uma vida saudável, não fuma, não bebe. Aparentemente é um homem certinho, focado no trabalho, aquele tipo que é para casar.
Após reclamar de dores na coluna, ele decide consultar o médico e de forma bem fria descobre que tem um tipo raro de câncer e só tem 50% de chance de viver.
Á princípio ele fica meio chocado ao receber a notícia, mas tenta levar a vida normalmente, as pessoas ao seu redor parecem mais preocupadas que o próprio Adam.
Adam estava despreparado para tratar de uma doença tão difícil, ainda mais sendo jovem, quando se é jovem ninguém acha que vai ter câncer. Então ele tratava de forma indiferente, se conformando que poderia morrer a qualquer momento.

Depois de descobrir que sua namorada estava traindo-o, seu amigo Kyle resolve usar o câncer para "pegar" garotas. O que torna o filme bem mais engraçado, Adam não sabe como reagir e no começo vai assustando todas as garotas falando: "Oi tudo bem? eu tenho câncer"


Ele também faz acompanhamento com uma psicóloga muito nova para profissão, ele é seu terceiro paciente, e ela faz de tudo para ajudar, mas sua falta de experiencia e a indiferença e conformidade de Adam complicam as coisas para ela. Mas,com o tempo eles vão se tornando bons amigos.


"Tá vendo? Isso é besteira. Todo mundo fica me dizendo desde o início: "você vai ficar bem" ou "tudo vai ficar bem". Isso só piora tudo. Só piora que ninguém vire pra mim e diga: "Sinto muito mas você vai morrer".

Joseph Gordon soube fazer esse papel como ninguém, ele levou com uma naturalidade como se vivenciasse mesmo isso. Aliás todos os personagens foram excelentes. 
Apesar de ser comédia, o filme toca em você, mas sem deixar cair o tema para drama total (a não ser que você seja muito sensível). O filme faz você se sentir na história e isso é incrível. 
O que eu mais gostei, foi a história não ser tratada de forma completamente triste, como quando Adam vai raspar o cabelo, em um filme qualquer seria choro na certa, mas ao contrário, é divertido, ele raspa como se fosse uma simples mudança de visual. 

E a trilha sonora? é a combinação perfeita, daquelas que te fazem ir para o computador pesquisar e baixar todas, vai de Jacuzzi boys, Radiohead a Pearl Jam.

Eu não tenho palavras para dizer o quanto eu gostei desse filme, tão sensível, engraçado e surpreendente.


Não se deixem levar pelo tema tratado ou pelo trailer (particularmente, acho que deveria ser melhor)


            

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe