O brilho eterno de uma mente sem lembranças

22:01


O brilho eterno de uma mente sem lembranças, nome longo, curioso e estranho para um filme, porém uma história fantástica. 
Gostei do filme antes mesmo de assistir, só pelo nome já me bateu curiosidade, conheci por uma frase na internet, mas isso não importa... 
Ao assistir deduzi que seria o tipico filme que passariam na escola e seria classificado como "chato" por falta de atenção.
É um filme confuso do começo ao fim, que exige bastante atenção em todas as cenas, para que no final possa entender a mensagem que ele passa e sentir o que suponho que o diretor quis passar que é inexplicável, mas vou tentar explicar mais a frente. 

Os personagens principais do filme são protagonizados pelos atores: Jim Carrey e Kate Winslet (aquela do Titanic). O gênero é drama + romance + ficção + uma pitada de humor tudo batido no liquidificador e temos O brilho eterno de uma mentes sem lembranças.

O filme conta a história de um casal de namorados, Joel (Carrey) e Clementine (Winslet) que está com o relacionamento desgastado pelas diferenças de personalidade, Joel é um cara calmo, tímido e certinho, já a Clem tem uma personalidade forte, ela muda a cor do cabelo várias vezes tanto quanto muda de humor, digamos que ela é meio "doidinha" e impulsiva como ela mesma diz, enfim, com o tempo essas diferenças acabam causando conflitos e como consequência: o fim do relacionamento.



Joel aparentemente tenta reatar com ela, mas ela o trata como se não o conhecesse, então Joel descobre que Clem fez uma cirurgia recém desenvolvida pelo Dr. Howard Mierzwiakque apaga seletivamente, apenas as lembranças ruins, aquelas que não quer mais lembrar, ou seja ela apagou Joel da sua vida. 
Então buscando a forma mais pratica de lidar com isso, Joel segue o mesmo procedimento, vai a clinica Lacuna, onde é feito a cirurgia. Mas ao se dar conta de que as boas lembranças também estão se esvanecendo, percebe que foi um erro apagar Clementina, ele percebe que a ama e não quer esquece-la, então Joel tenta lutar contra, fugindo de cada lembrança, para não ser apagada, mas sem sucesso algum, pois mal consegue acordar.
O filme inteiro mostra esse procedimento e a confusão de cada momento na mente de Joel. 
(AVISO/OBS: o filme não conta a história nessa ordem, assisti-lo é como montar um quebra cabeça)
Quando eles se reencontram (Joel e Clem) é incrível porque mesmo com o fato de terem se apagado um da vida do outro, era como se eles soubessem que se conheciam, como se mesmo com as lembranças apagadas o sentimento continuasse lá dentro de cada um, intacto.

Particularmente, eu achei excelente, mas depende do gosto e paciência de cada um, eu fiquei impressionada com a forma que esse filme se referiu ao amor e a mensagem que passa, mostrando que as diferenças podem ser irritantes, mas são superáveis quando existe amor.

É um filme bem peculiar com um enredo diferente do normal, um quebra cabeça como disse. E devo dizer que é bem difícil ver o Jim Carrey sem fazer piadas e caretas no começo, mas a atuação de ambos foi incrível e todos os personagens são e foram importantes para a obra. Não posso esquecer de citar que o elenco é incrível também.
Com certeza virou um dos meus filmes preferidos, fico apenas triste por aquelas pessoas que não suportaram assistir inteiro ou simplesmente não querem assistir e perderam uma fantástica história.

          Trailer: 



     

      

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe