Resenha: O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

17:12


Em o Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald nos traz um romance complicado, daqueles que duram anos. Não é atoa que virou um classico.
A narrativa nos leva aos anos 20, mais precisamente em Long Island, onde conhecemos Nick Carraway, um homem simples, com uma vida simples, a não ser pelo simples fato de ser vizinho do Senhor Jay Gatsby.

Jay Gatsby é um homem muito rico, misterioso e vive dando festas luxuosas em sua residencia, muitas pessoas comparecem, até mesmo desconhecidos, sem convite ou pessoas que nem mesmo conhecem o anfitrião.. Pelos olhos de Nick podemos perceber todo o glamour, alegria, luxo e riqueza daquela época e claro, de Gatsby.

Nick começa uma grande amizade com Gatsby e apesar das fofocas que dizem que ele é da mafia, ja teria cometido homicídio e etc o segredo ainda o cerca até o final da leitura, ninguém nunca soube e saberá de onde veio sua riqueza e nem mesmo Nick, a todo momento Gatsby enrola e conta histórias diferentes. Apenas algo que ele não nega para seu amigo é o seu antigo amor por Dayse (que por coincidência é prima de Nick).
Suas festas tem sempre um propósito, encontrar Dayse, porém ela nunca compareceu em nenhuma de suas festas, apesar de morar perto, nem mesmo sabe ou suspeita da presença de seu antigo amor no mesmo bairro que o dela. E como Nick é seu primo, Jay pede sua ajuda para reencontra-la.



Jay Gatsby e Dayse tiveram um breve romance no passado, mas Jay teve que deixa-la para ir a guerra e nunca mais voltou. Dayse cansada de esperar se casa com um homem da alta sociedade e como uma garota mimada (chata)  como é, ela adora sua vida de luxo. E mesmo quando se reencontra com Gatsby, ela nos passa como uma garota superficial e interesseira, apesar de ama-lo ela o abandona nos momentos mais difíceis e Gatsby é um homem covarde, inocente, chega até a dar pena.

O que interessa para o Jay é fazer com que Dayse largue seu marido e se case com ele, mas não é tão simples assim, eles encontram muitas barreiras e digamos que Tom Buchanan o marido de Dayse não é uma pessoa tão boa, um homem arrogante, traidor que chega a incomodar e fará de tudo - TUDO mesmo - para acabar com Gatsby.

O final é surpreendente eu adorei a leitura, os personagens são bem formados e todos trazem uma grande bagagem de personalidades diferentes.

 A versão que eu li foi pela editora record, um livro rápido com apenas 270 páginas e contendo ainda uma pequena biografia do autor, que inclusive, morreu sem o seu livro ser reconhecido e chegar ao ponto de compra-los para si mesmo. Mas, hoje vemos o sucesso que o livro se tornou e até mesmo a pouco tempo lançou um filme com o Leonardo Di Caprio como Gatsby. E  todo mundo deveria assistir, foi um filme que respeitou muito o livro tem uma trilha sonora incrível e eu super recomendo.

Trailer

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe