Resenha: Jane Eyre - Charlotte Brontë

14:59


Autor:  Charlotte Brontë
Editora: Best Bolso
Páginas: 527


Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.



Para começar, este livro deveria ser lido só por ter sido escrito por uma Brontë, mas como eu sei que isso não é tudo, vou lhe dar motivos para ler. 
Um dos meus livros favoritos é o Morro dos ventos Uivantes da Emily Brontë, desde então, sempre tive curiosidade de ler os livros de suas irmãs (já que Emily só escreveu um), então comecei por Jane Eyre. A narrativa é muito diferente entre as duas, lendo, eu conseguir distinguir a personalidade de cada uma, por mais que a essência seja parecida, talvez algo relacionado a família ou a época.

No livro, acompanhamos a história de Jane Eyre desde sua infância, uma garota órfã que vive com a tia e seus primos em Gateshead hall, uma família rica, onde Jane não tinha direito a nada. Considerada pela tia uma garota indisciplinada, - além de sofrer nas mãos do primo mais velho - Sra Reed resolve envia-la a um colégio interno bem rigoroso. Lá - apesar dos sofrimentos envolvidos - ela aprende a ter bons modos, educação, além dela ser uma garota muito esforçada, o que a torna no futuro uma das professoras do próprio colégio.
Não cheguei a citar que Jane Eyre tem uma personalidade forte, corajosa, ela sempre quer buscar novos ares, não se contenta com o pouco da vida que é a da mulher naquela época. Cansada de ficar acomodada, Jane coloca um anuncio nos jornais procurando um novo emprego e após alguns dias recebe uma carta para trabalhar em Thornfield Hall, como professora particular de uma garotinha. Lá ela conhece o Sr Rochester, um cara misterioso, exigente e não tão bonito, mas o que com passar do tempo Jane comece a repensar seus conceitos sobre ele. Se torna uma paixão platônica á principio, mas isso torna besteira ao descobrir os mistérios que envolvem o Sr Rochester. 

Nos sentimos próximos da Jane, como amigos, ela conta sua história para nós sempre falando "Caro leitor". E eu achei isso tão legal.
Eu tenho inúmeros motivos para dizer o quanto esse livro é bom e sim, ele esta na minha listinha de livros favoritos.  Ao contrário do Morro dos ventos uivantes, ele tem um final feliz, não tão trágico como o livro de Emily, então podem ficar despreocupados aqueles que odiaram o Morro. 

Logo que terminei o livro eu tive que assistir o filme, eu gostei muito dessa adaptação, mas algo que todos ja devem saber é que o filme nunca supera o livro... Então, faltou muita coisa que eu queria ter visto, mas simplesmente não existiu no filme. Mas eu gostei dessa Jane Eyre, e recomendo.

TRAILER: 

               

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe